Levantamento do Quinto mostra o nível de confiança dos brasileiros nas instituições, tecnologia, imprensa e mais.

 

Muito se diz que confiança é algo a ser conquistado e que, uma vez perdida, não é facilmente recuperada. As relações de confiança existem entre pessoas, mas também entre a população e instituições ou setores da sociedade. A análise dessas relações nos ajuda a compreender os temores da população e os caminhos que devem ser percorridos para uma sociedade mais harmônica.
O Quinto apresenta um panorama da confiança do brasileiro nos políticos, imprensa, tecnologia, justiça, forças de segurança e mais. Confira!

O Brasil é justo?

A justiça é imparcial e razoável, ao menos em seu conceito ideal. A confiança nos sistemas que integram o poder judiciário e em seus agentes, entretanto, pode divergir. Entre os usuários do Quinto, 69% acreditam que os interesses políticos podem vencer a justiça e 68% acham que a Justiça brasileira é racista.

A avaliação da maior instância da justiça no país também é negativa. Isso porque 86% não confiam nas decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).

Sensação de segurança

Foto mostra vários policiais alinhados com escudos

Maioria da população demonstra não confiar nas forças de segurança de seus municípios.

 

As forças de Segurança Pública têm como princípio proteger a população, agindo com correção e ética. Porém, casos de corrupção, parcialidade e incompetência abalam a confiança da população nessa instituição. Entre os usuários da rede social, 53% afirmam que não confiam na polícia e 60% não concordam com a maneira como a polícia atua em favelas e periferias. Além disso, 57% não confiam na atuação das forças de Segurança Pública da sua cidade.

Confiança dos brasileiros no processo eleitoral

Um dos pilares da estabilidade democrática é a confiança no processo eleitoral. No entanto, os brasileiros parecem questionar a segurança das votações e dos levantamentos eleitorais. Entre nossos usuários, 66% não confiam na urna eletrônica e 74% não confiam em pesquisa de intenção de voto.

Existe político de confiança?

Não será surpresa para ninguém que a confiança dos brasileiros na classe política brasileira é extremamente baixa. Para 89%, a maioria dos políticos é corrupta. E a percepção é de que a situação não vai melhorar, sendo que 61% afirmam não acreditar que a corrupção na política pode acabar um dia.

Credibilidade da informação

 
A informação é uma importante ferramenta para fiscalizarmos as instituições e os poderes. Para isso, porém, é necessário que a fonte da informação também tenha a confiança da população. As respostas dos usuários do app indicam que isso não ocorre de forma integral no Brasil. Por exemplo, 63% disseram que não confiam em veículos tradicionais de comunicação. Contudo, 83% acham que o jornalismo é essencial para a democracia.

Tecnologia e confiabilidade

A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, mas isso não significa necessariamente que a população tenha total confiança nela. Algumas funcionalidades, como os sistemas de pagamento on-line já ganharam a confiança de 79% das pessoas. No entanto, 83% não confiam no compartilhamento de informações sigilosas na internet e 78% não confiam em sua privacidade ao usar computador ou celular.

Já um dos sites mais acessados do mundo, para tirar todo tipo de dúvidas, tem mais credibilidade com os brasileiros. Entre nossos usuários, 58% afirmam confiar na Wikipédia.

In science, we trust

Ao que tudo indica, a ciência também conta com a confiança da população. Entre nossos usuários, 64% acreditam que a ciência é imparcial. Além disso, 72% confiam na previsão do tempo.

#opiniaocoletiva

De acordo com a definição de dicionário, a confiança é a crença na competência, moralidade, lealdade e honestidade de outrem. Já parou para pensar em quem você confia e por quais motivos? As repostas coletivas para essas perguntas são uma interessante ferramenta de análise social.  
O Quinto é uma rede social que tem como objetivo conhecer a opinião dos brasileiros, contribuindo para a formação da #opiniaocoletiva. Acreditamos esse propósito tem um poder transformador para a sociedade. Quer fazer parte dessa revolução? Baixe, o app, vote e dê sua opinião!

Leia mais A importância da música para os brasileiros

Vote no Quinto

Mão com dedão sinalizando positivo, representativa de avaliação de confiança