Maioria não se isola dos amigos quando namora e prefere viajar com eles do que com familiares

 

De acordo com registros históricos, a ativista surdocega Helen Keller declarou certa vez: “Eu prefiro andar pela escuridão com um amigo, do que sozinha na luz”. A frase é interpretada por muitos como um testamento à necessidade humana de companhia. Preferimos passar por atribulações com o apoio de amigos, do que trilhar um caminho tranquilo sozinhos.

Dessa forma, as amizades constituem um importante aspecto das relações humanas e não poderiam deixar de fazer parte de nossas perguntas. O que os brasileiros estão dispostos a fazer pelos amigos? Quem são e em que situação eles são preferidos até aos familiares? Confira no nosso post da semana.

Pode contar comigo

Amigos são aqueles que estão conosco para os melhores momentos, mas também para os piores. E, no Quinto, o pessoal mostrou que não foge da raia quando o assunto é prestar apoio. Quando perguntados “você impede/impediria um amigo que tivesse bebido de dirigir?”, 93% responderam que sim.

dois meninos amigos sentados em tronco de árvore ao ar livre, estão com os braços dados

Os usuários do Quinto mostram que são amigos para os momentos bons e ruins.

 

Além disso, os nossos usuários também não têm medo de serem os portadores de “duras verdades”. Isso porque 92% contariam para um (a) amigo (a) que ele (a) foi traído (a). Porém, essa abertura também tem limites, já que 60% não contam detalhes de sua vida sexual para seus amigos.

Nada melhor que a companhia de um amigo

Tudo indica que nossos usuários não abrem mão da companhia virtual e física de seus amigos. Por exemplo, 82% acham que viajar com amigos é melhor do que com parentes (inclusive, 46% têm amigos feitos em viagem). Além disso, 59% preferem passar o ano novo com amigos do que com a família.

Nas redes sociais, não é diferente. Isso porque apenas 18% preferem seguir famosos do que seus amigos nas redes sociais. E o “follow” de nossos usuários é sincero: 69% dizem que não tem inveja das fotos de viagens dos seus amigos nas redes sociais.

Amigo e um pouco mais?

Às vezes, as relações ficam um pouco confusas e os sentimentos podem acabar ultrapassando os limites da amizade. Entre nossos usuários, 53% admitem que já se apaixonaram pelo (a) melhor amigo/amiga. Além disso, 77% acreditam em amizade colorida. Apesar desse tipo de envolvimento, 91% acreditam na amizade entre homem e mulher.

Homem e mulher amigos em festa sorrindo um para o outro

Para algumas pessoas, os limites entre amizade e romance podem ficar um pouco confusos.

 

Nossos usuários também demonstraram que valorizam as amizades mesmo quando estão em relacionamento amoroso. Isso porque 69% afirmam que não se isolam dos amigos quando namoram. E se o assunto é o imbróglio entre namoro e amizade, os resultados são um pouco conflitantes. Para 76% é possível ter amizade com o (a) ex, mas 50% se incomodam que seu (sua) namorado (a) continue amigo (a) do (a) ex.

Agora, quando a questão é o ex do amigo, a maioria não parece achar que há problemas na aproximação. Isso porque 52% afirmam que já ficaram / ficariam com ex de amigo (a).

De todos os tipos

É possível encontrar amizades nos locais mais improváveis. Por exemplo, 35% dos nossos usuários revelam que têm ou já tiveram um amigo imaginário. Enquanto 77% revelam que são amigos (as) de seu irmão/irmã, mostrando que no fundo a camaradagem se sobrepõe às briguinhas entre parentes.

No entanto, o “campeão” no ranking da amizade não poderia ser outro. Para 85% dos nossos usuários, o cão é o melhor amigo do homem.

Amizade no Quinto

O Quinto oferece uma oportunidade única de conhecer as opiniões de seus amigos sobre diversos temas relevantes (e alguns inusitados). Você pode até testar sua compatibilidade com eles!

No Quinto você pode comparar suas respostas com a dos seus amigos e conferir como está o seu “Índice de Afinidade” com eles, geral e em assuntos específicos. Além disso, é possível fazer novos amigos no app. Quer testar? Baixe o Quinto, chame seus amigos, siga perfis, vote e dê a sua opinião!

 

Leia mais O brasileiro é solidário? Pesquisa mostra o quanto o nosso povo está disposto a ajudar

Vote no Quinto

Duas mulheres sorridentes se abraçam