Quinto revela detalhes da relação dos brasileiros com a melodia; 82% escutam música todo dia.

 

A música é uma das mais antigas formas de expressão humana, com registros de 60.000 a.C. Ao longo dos anos, a relação dos homens com os ritmos e sons se tornou cada vez mais complexa. Artistas, estilos, performances, formatos e etc., foram criados para todos os gostos.

A música está presente nas ocasiões especiais e no nosso cotidiano, sendo um importante veículo para a expressão de sentimentos e partilha de momentos. Para se ter uma ideia de sua importância, 82% dos usuários do Quinto contam que escutam música diariamente.

Quer saber um pouco mais sobre a relação dos brasileiros com a música? Confira o nosso post.

Companhia para todas as horas

A canção certa pode servir para embalar uma dor de cotovelo ou levantar os ânimos. Entre os nossos usuários, por exemplo, 81% afirmam que escolhem músicas para alterar seu estado de humor. Além disso, a música é tão importante para algumas pessoas que 17% revela já ter deixado de ficar com alguém por causa do gosto musical.

E se o assunto é melodia e romance, 29% das pessoas revelam que têm uma lista de músicas para os momentos íntimos.

Mulher de fones de ouvido sentada à frente de janela em ônibus

Dedicação à música

Curtir um som casualmente é bastante comum, mas há aqueles que têm verdadeira paixão. Uma das maiores “explosões” dessa expressão artística são as apresentações ao vivo. Um momento único para partilhar as canções com o público e o artista. Entre nossos usuários, 32% costumam ir a shows e festivais musicais. E se a questão é “dar um show”, 33% contam que sabem tocar algum instrumento musical.

Para os amantes de música da era moderna, o acesso aos catálogos de qualquer artista, o tempo todo, em qualquer lugar, é essencial. Não à toa, 48% das pessoas afirmam que assinam serviços de streaming musical.

Música à brasileira

Embora demonstrem grande afinidade com a música, os brasileiros não parecem valorizar muito a produção nacional mais recente. Isso porque 58% acreditam que a música brasileira é reconhecida no exterior, mas 59% dizem que a atual música brasileira é ruim. Além disso, 51% acham que o rock nacional acabou e 54% não acreditam na nova MPB.
Quando o assunto é um dos principais ritmos que domina as paradas musicais brasileiras, as opiniões também não são tão favoráveis. Para 51% dos nossos usuários, o funk não é uma forma de expressão cultural.

Conforto sonoro

Independente de estilos, a musicalidade possui poderes transformadores. Por meio da música, milhões encontram conforto, inspiração e disposição.  Desta forma, aprender um instrumento musical, uma dança, cantarolar, se tornar fã de um artista e tantas outras conexões são possíveis por meio da mágica que acontece quando ouvimos uma melodia.

O ritmo da democracia

 
O Quinto é uma rede social de opiniões, que reúne milhares de pessoas dispostas a debater assuntos relevantes para a sociedade. Acreditamos que a transformação ocorre por meio da construção da opinião coletiva. Quer fazer parte dessa revolução? Então baixe o app, vote e compartilhe.

Leia mais Brasileiros acreditam que sistema prisional não recupera

Vote no Quinto

Família de pai, mãe e duas crianças dançam na sala de casa