Usuários do Quinto opinam sobre o que é traição, perdão aos infiéis, expor para um amigo que ele foi traído e mais

 

Uma das bases de uma relação amorosa saudável é a confiança. Desta forma, um dos maiores abalos que os casais podem sofrer é a infidelidade. O tema gera muita polêmica, pois o que constitui uma traição pode variar de acordo com a opinião de cada um.

Outro ponto delicado é o perdão ao infiel, considerada uma atitude nobre e madura por uns e uma tremenda burrada por outros. Quer saber como os brasileiros encaram a traição, quantos já traíram, perdoariam traições e outros dados curiosos sobre o tema? Confira o que os usuários do Quinto dizem sobre estas questões.

Traição tem perdão?

Descobrir uma infidelidade provoca uma série de sentimentos ruins, como ciúme, mágoa e tristeza. Para algumas pessoas, perdoar a deslealdade é uma tarefa impossível, seja por acreditarem que o ato em si é imperdoável ou devido à crença popular de que traidores nunca mudam. Desta forma, entre os usuários do Quinto, 67% responderam que não perdoariam uma traição.

Foto mostra camisa branca com marca de beijo de batom

Pouco mais de 30% estão dispostos a perdoar, mas especialistas alertam para consequências da traição na relação.

 

Quanto aos 33% mais benevolentes, os especialistas em relacionamento têm algumas ressalvas. O perdão precisa ser genuíno e não apenas da boca para fora. Ou seja, não adianta dizer que perdoa, mas viver desconfiando do parceiro ou jogando a traição na cara a cada discussão. Outro ponto a ser analisado é se o perdão não está relacionado a questões como baixa autoestima ou estar em um relacionamento abusivo, em que a pessoa acredita que é culpada pela traição, por exemplo.

Quem nunca?

Como a traição tem o lado do traído e do traidor, também questionamos no Quinto: “você já traiu?”. Apesar do tabu que ronda o tema, 40% dos usuários da rede social admitem que já foram os “vilões” nessa situação.

Muitos infiéis justificam a ação devido a momentos ruins no relacionamento; ao desejo por experiências sexuais com outras pessoas, mas sem deixar a estabilidade que vive com o parceiro; retribuir uma traição; ou até mesmo à vontade de experimentar algo “proibido”.

Mas o que é traição?

Um dos pontos mais importantes ao estabelecer as bases de uma relação é definir os limites. Afinal de contas, o que é infidelidade para uns, pode não ser para outros. Entre nossos usuários, por exemplo, 76% acreditam que sexo virtual é traição. Enquanto 67% discordam que imaginar sexo com alguém que não é seu parceiro (a) seja traição.

O que os olhos não veem…

Há quem acredite que em certas situações “a ignorância é uma benção”. Desta forma, nem todo mundo gostaria de saber caso estivesse sendo traído. Isso faz com que nem todos se sintam confortáveis a contar para um amigo que seu parceiro está sendo infiel. Existe o temor de que a pessoa não queria saber, de se meter no que não é da sua conta ou ainda do amigo não acreditar na infidelidade.

Contudo, no Quinto, os usuários mostraram que se não há lealdade no amor, há na amizade. Isso porque 92% disseram que contariam para um (a) amigo (a) que ele (a) foi traído (a).

A maior traição (ou não) de todos os tempos

Poucas traições dividem tanto as opiniões como a de Capitu. Bom, na verdade, a ocorrência da traição em si é tema de muito debate, que segue mais de um século após a publicação do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis. O cerne da questão está nos fatos serem relatados por Bentinho. Seria ele um ciumento paranoico ou um traído?

Para muitos, a traição de Capitu nunca existiu de fato, ela teria sido criada pelo ciúme doentio do protagonista. Já a outra interpretação entende que a desconfiança de Bentinho é descrita com tanta fidelidade que faz crer que a traição ocorreu. Entre os usuários do Quinto, as opiniões também são divididas, mas 57% acham que a personagem Capitu realmente traiu Bentinho.

Na #opiniaocoletiva você pode confiar

Ficou com vontade de votar e opinar nessas questões? Então corre para o Quinto e participe!

 

Leia mais Reforma Tributária: qual a opinião dos brasileiros sobre os impostos pagos no país?

Vote no Quinto

Foto mostra homem de mãos dadas com uma mulher vendo outra passar