Novas funções, categorias e visual fazem parte das mudanças que tornam a experiência de votar e debater no app ainda mais intuitiva

Com mais de 3.2 milhões de votos e cerca de 1.500 perguntas ativas, o Quinto vem se consolidando como a rede social de votação e debate. Não por acaso, o aplicativo cresceu muito desde sua criação, em junho de 2018, e entra agora em uma nova fase trazendo novidades e melhorias. Elas vão desde um layout completamente reformulado até novas funções, categorias e muito mais.

A nova versão do Quinto mantém sua proposta de votações, com respostas SIM e NÃO, além dos debates para todas as perguntas. Cada questão conta com um texto informativo para que o usuário possa se informar antes de opinar. O sistema de medalhas de acordo com o número de votos também está mantido. Mas as semelhanças param por aí, e a partir de agora você pode conferir tudo o que a nova versão do Quinto traz, com base nas sugestões dos seus usuários.

O que há de novo

Home da nova versão do Quinto tem layout reformulado e  muito mais conteúdo

O layout da nova versão do Quinto conta com uma home completamente reformulada, que traz não apenas o conteúdo de perguntas, mas também foca na interação com os seus amigos. Logo na nova home page é possível conferir índices de afinidade, pessoas por perto, além de rever votos e conferir a categoria do dia.

E por falar em categoria, a partir de agora cada uma terá uma página própria, com assuntos novos em destaque e conteúdo atualizado. Dessa forma, será muito mais fácil para você se manter sempre por dentro do que está rolando no Brasil e no mundo.

Mais conteúdo

Novas categorias foram pensadas para ampliar a oferta de assuntos e trazer temas importantes para as votações

O Quinto está cada vez melhor não apenas na sua estrutura interna, mas no que se refere a conteúdo e aos assuntos debatidos na plataforma também. A rede social está inaugurando três novas categorias de perguntas: “Poder Público”, “Fora da Caixa” e “Educação e Cultura”. Somadas às já existentes, elas totalizam agora 14 categorias de assuntos variados.

“Poder Público” vai englobar tudo o que se refere às discussões de interesse da população dentro dos três poderes: executivo, legislativo e judiciário. Os rumos escolhidos pelo Governo Federal, votações no Congresso e decisões que acontecem nos tribunais brasileiros serão alvo de perguntas e discussões mais abrangentes dentro da nova versão do Quinto.

Já a “Fora da Caixa” traz perguntas provocativas sobre o inusitado. Questões em constante debate como turismo espacial, terra plana e a curiosa teoria de previsão do futuro nos episódios dos Simpsons, por exemplo, terão vez nessa categoria. Além dessas, o usuário pode sempre contribuir com sugestões de novas perguntas que queira ver no Quinto.

“Educação e Cultura” traz temas que foram desmembrados de outras categorias do Quinto: educação sai de “Educação, Ciência e Tecnologia” (que agora será apenas “Ciência e Tecnologia”) enquanto cultura, que antes era arte, deixa a categoria “Famosos, Arte e Entretenimento” (que passa a ser “Famosos e Entretenimento”).

Os dois temas foram reunidos numa categoria própria para ganharem mais destaque devido à importância e poder transformador que ambos têm. Dessa forma, o termo cultura deixa de ser relacionado apenas às artes e ganha sentido mais amplo. Agora, ele também aborda assuntos como religião, tradições populares, comidas típicas e patrimônios.

Mais funções

Perfil pessoal também traz novidades, como idade, localização, uma bio e detalhes sobre o número de debates do usuário

Se você achou que as novidades param por aí, pensou errado! A nova versão do Quinto traz melhorias também para o seu perfil, como a possibilidade de incluir o local onde mora — facilitando a interação com pessoas próximas –, idade, uma bio de até 140 caracteres e o número de debates que o usuário participou.

A privacidade também é algo que nós consideramos muito importante no Quinto e se você não deseja compartilhar com os outros os seus votos em uma determinada categoria, terá total liberdade para fazê-lo. A opção, aliás, vale para todo o seu perfil e, se assim desejar, você pode contribuir com suas opiniões, mas guardá-las em segredo. Anteriormente, votos individuais já podiam ser ocultados. Agora, porém, a função foi ampliada e facilita caso você prefira não expôr todas as suas preferências em temas que considerar mais delicados.

O menu conta ainda com a aba “Meus Debates”, onde você pode conferir em quais perguntas deixou seu comentário. Dessa forma será possível voltar periodicamente para conferir o que tem sido falado por outros usuários sobre o assunto. E caso você queira mudar de opinião em uma determinada questão, sinta-se à vontade: agora, a troca de votos é livre e ilimitada.

Mais novidades a caminho

Com a proposta de formar grandes opiniões coletivas e estimular o debate de ideias, o Quinto surgiu como uma ferramenta de democracia direta, feita pelo povo e para o povo. A plataforma chegou às lojas de aplicativos em junho de 2018 e, desde então, cresce a cada dia.

O CEO do Quinto, André Bastos, destaca a participação do público dentro da plataforma, não apenas nas votações, debates e ideias de perguntas, mas também propondo melhorias nas funções do aplicativo. “A nova versão traz várias sugestões de usuários. O que é natural para uma ferramenta de opinião coletiva”.

Leia mais: Conscientização é ferramenta para combater o racismo

Vote no Quinto