Diferença de menos de um ponto percentual do registrado pelo instituto e pelo aplicativo.

Uma pesquisa do Ibope mostra que 73% das pessoas são contra a flexibilização do porte de armas e 26% são a favor. Outro dado é de que 37% dos brasileiros são favoráveis às novas regras para possuir arma de fogo em casa; 61% são contrários. A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos. E ela confirma resultados das votações do nosso aplicativo Quinto, com números muito próximos: 72,3% dos usuários do app não concordam com essa ampliação do decreto do porte de armas.

Nossa plataforma ainda enriquece de maneira significativa essa questão, com diversas outras perguntas, e que demonstram o posicionamento dos usuários / população. São 58% de usuários Quinto que não concordam com o armamento civil. E os que são a favor do desarmamento são 54% do total de respostas. Dos nossos usuários, apenas 43% deles responderam que teriam uma arma de fogo em casa.

O direito ao porte é a autorização para transportar a arma fora de casa. Em cinco meses de governo, o presidente Jair Bolsonaro cumpriu promessa de campanha e editou três decretos sobre armas. No 1º decreto: novas regras sobre posse (publicado em 15 de janeiro); no 2º decreto: novas normas sobre porte e compra de munições (publicado em 8 de maio); e no 3º decreto: governo muda pontos que foram questionados na Justiça (publicado em 22 de maio). A pesquisa do Ibope foi realizada entre 16 e 19 de março, antes de dois decretos editados pelo governo com foco no porte de armas. Foram ouvidas 2.002 pessoas em 143 municípios.

O caso de porte de armas de fogo é apenas um exemplo de como o Quinto consegue aproximação de resultados confiáveis com os números obtidos pelos grandes institutos de pesquisa tradicionais do país. Para ficar em outro exemplo, na pergunta do Quinto “Você usa o celular para fazer compras?”, as respostas são 70% de sim no total computado. E em um estudo feito recentemente em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), os dados mostram que os smartphones foram o meio mais utilizado pelos brasileiros para suas compras: 67%.

No Quinto você vota também:

 

  • Você viajaria para uma região em guerra?
  • Você acredita em uma guerra futura pela água?
  • Você acha que é iminente a guerra entre Estados Unidos e Coreia do Norte?
  • Você acredita em uma guerra entre Brasil e Venezuela?

Leia mais sobre o Quinto