70% dos usuários do Quinto afirmam que consomem cultura nerd e seus derivados

A cultura pop está relacionada com todas as produções culturais populares — conteúdos como quadrinhos, cinema, TV, literatura, games, desenhos animados, música e entre dezenas de outros tipos. Antigamente, essa temática era chamada de “cultura nerd”, mas hoje esse termo é usado para falar sobre um tipo de comportamento de pessoas que têm interesse por este tipo de cultura, que pode ser consumida pelos seus seguidores por meio de sites, eventos, jogos, revistas e até de músicas. O termo “geek” acabou se tornando sinônimo desse comportamento também.

Empregada desde os anos 60 na indústria cultural, o conceito de cultura pop como a conhecemos começou Andy Warhol, um dos maiores nomes do movimento que ficou conhecido como pop art. Ele criou trabalhos artísticos com Marilyn Monroe, Elvis Presley, Michael Jackson, entre outras personalidades do meio de entretenimento. Isso por sua vez ganhou força como cultura nerd, impulsionada pela série de TV de Star Trek e, quase dez anos decolando nos cinemas com Star Wars – Uma Nova Esperança (e uma saudável richa entre os fãs começou). Entre os usuários do Quinto, 72% dizem que Star Wars é melhor do que Star Trek.

Nos anos 70, 80 e até 90, ser um interessado pelo universo nerd era visto como exclusão. Apenas nos anos 2000, com a massiva popularização de videogames que liam DVD, o acesso multiplicado às músicas feitas em todos os tempos e gêneros pela internet, e o começo do domínio dos super-heróis nos cinema, é que o “público civil” decidiu mostrar que não tem problema em abraçar os assuntos do “excluídos”. Então, a cultura nerd começou a se popularizar e ser chamada de cultura pop, e esses assuntos que apenas eles gostavam, agora fazem parte de um universo muito mais amplo. 

Hoje filmes e animações são pilares desta cultura. 95% dos usuários do Quinto afirmam que assistem à animações cinematográficas e 81% frequenta cinemas. E mesmo nesse abraço coletivo, os fãs eram divididos. Quem gostava de ficção científica não gostava de animação, quem jogava videogame não gostava de futebol. Cada indivíduo se definia como parte de um único nicho. Demorou mais um pouco para que essa experiência fosse aceita, e compartilhada por todas as idades e gostos, sem tantos preconceitos e restrições.

Com as grandes tecnologias, tudo vem mudando, a cultura pop também é uma delas, como pudemos perceber. Em relação às novelas, 95% dos usuários do Quinto afirmam que as séries podem superá-las no Brasil. Além disso, só 22% dos usuários dizem que assistem novela. O IBOPE aponta que novela é o gênero preferido no país, mas as séries estão ganhando espaço com plataformas de streaming, já que a audiência em TV recuou 13% em nível mundial nos últimos anos.

Os serviços de streaming estão revolucionando o conteúdo de entretenimento consumido pelos nerds, deixando cada vez mais popular e de fácil acesso, já que 68% dos usuários do Quinto assistem mais séries do que filmes. Com isso, quem ganhou espaço foi a série de TV, 2017, o Brasil ficou em sexto lugar no ranking mundial de maratonas de séries, segundo um levantamento feito pela netflix. 

Uma pesquisa realizada por um dos principais sites de entretenimento do Brasil mostrou que até coleções de grandes redes de lojas de roupas estão sendo influenciadas pela cultura nerd. Este mercado tem grande importância para a indústria cultural, que, como foi possível ver pelos resultados das votações, é de grande maioria e está crescendo cada vez mais.

Leia também: Futuro aponta robôs ocupando 20 milhões de empregos em 2030

No Quinto você vota também:

  • Para você, novela é futilidade?
  • Você joga videogame?
  • O consumo de séries e filmes atrapalha a vida social?
  • Você gosta de conteúdos derivados de filmes e séries principais?
  • Você tem o hábito de ler livros?

Leia mais sobre o Quinto