O dia  é comemorado no Brasil em Junho apenas como data comercial

A data oficial de comemoração do dia do namorados pelo mundo todo é em 14 de fevereiro, em referência a São Valentim, mas em 1948, no Brasil, o publicitário João Dória (pai do atual governador de São Paulo) fez uma campanha para a loja Exposição Clipper, no qual utilizou da data para melhorar as vendas, que eram muito fracas nessa época do ano.

Assim, a data se tornou um estouro no país, juntando os pombinhos que passaram a comemorar anualmente desde então, lotando restaurantes e comprando presentes. Presentes esses, que 90% dos usuários do Quinto afirmaram que não os devolvem.

De volta para o campo sentimental, 57% dos usuários do Quinto dizem já ter vivido um grande amor. Repleto de carinho e afeto, essa paixão vai além do sentimento, tendo em vista alterações hormonais, quando o corpo é tomado pela testosterona – responsável pelo desejo por outra pessoa. Além disso, a adrenalina também faz parte, se juntando com a dopamina – sensação de prazer e bem-estar -, trazendo a felicidade à pessoa.

22% dos usuários do Quinto acreditam em simpatia para arranjar namorado, afinal, no Brasil, as simpatias são consideradas quase que patrimônios da cultura popular. Um dos santos mais aclamados pelos católicos é o Santo Antônio, cuja fama de santo casamenteiro surgiu porque ajudava jovens mais humildes a conseguirem um dote e um enxoval para o casamento, como era exigido na época. O dia de Santo Antônio no Brasil é celebrado em 13 de junho, um dia depois do Dia dos Namorados.

E, normalmente, relacionamento está interligado à sexo, já que 95% das pessoas que votaram no Quinto afirmam que sexo com amor é melhor. A ciência indica que desejo e amor são coisas diferentes dentro do cérebro. Já psicólogos e especialistas em comportamento humano explicam que é comum pessoas procurarem parceiros apenas pelo prazer, pelo orgasmo, sem se preocupar com o os desejos ou sentimentos do outro. O que ambos concordam é que amor pode resultar em sexo; e sexo também pode resultar em amor.

Leia também: O Mundial de futebol feminino vai começar. Mas você vai ver?r

No Quinto você vota também:

  • Você acredita em amor à primeira vista?
  • Você já fez loucuras por amor?
  • Você já realizou a fantasia sexual do seu parceiro/parceira?
  • Você deu/daria uma segunda chance em um relacionamento?
  • Você tem/teria um relacionamento aberto?

Leia mais sobre o Quinto