Os usuários do Quinto que acham que o emprego deles irá sumir em 10 anos são 82% do total de respostas

Daqui a alguns anos uma mudança na força de trabalho vai acontecer e impactar os índices de desigualdades sociais no Brasil e em outros países. Uma pesquisa da empresa de investigação e consultoria inglesa Oxford Economics indica que em 2030 os robôs ocuparão mais de 20 milhões de empregos industriais em todo o mundo. Isso poderá agravar as desigualdades sociais e geográficas, mas também impulsionará a produção econômica geral. As dúvidas aumentam quando pensamos no que o governo deverá fazer para diminuir o impacto do desemprego – os usuários do Quinto, que responderam se o atual governo consegue gerar mais empregos, está com 69% de não.

O estudo destaca as crescentes preocupações sobre a automatização e os robôs que, apesar de oferecer benefícios econômicos, estão eliminando de forma desproporcional empregos de baixa qualificação, agravando a situação social e econômica. Para acomodar de maneira razoável esse futuro em um espaço seguro, é preciso qualificar o presente. A educação é o centro de todas essas questões. Quanto mais aprendizado e conhecimento, mais pessoas estarão preparadas para encarar as questões e dilemas que esse futuro trará. Os usuários do Quinto que responderam se debatem ações de melhoria para educação está com 66% de respostas positivas. O que mostra a importância da educação para um futuro melhor.

 

Para quem não tem condições de se qualificar com os custos adicionais de se fazer um curso — transporte até o local, por exemplo — há a possibilidade de se fazer um curso à distância. São 57% dos usuários que acreditam na eficácia desse método, na pergunta no Quinto. Saber administrar dinheiro é, e sempre será, essencial. São 95% de respostas positivas quanto a questão no Quinto se as escolas devem ensinar educação financeira.

A pesquisa da Oxford, divulgada em junho de 2019, informa que o deslocamento de empregos ocasionado pelo aumento dos robôs não se distribuirá uniformemente no mundo nem dentro dos países. É preciso estar preparado. Você está?

 

Leia também: O prazer de viajar vale qualquer esforço, afirmam usuários

 

No Quinto você vota também:

 

  • Você faz trabalho voluntário?
  • Você fiscaliza o trabalho dos políticos que escolhe?
  • Você já sofreu assédio no trabalho?
  • Você acha que seu trabalho te deixa doente?
  • Para você, os nerds têm mais chance de sucesso no mercado de trabalho?

Leia mais sobre o Quinto