Universitários aprenderam sobre o quinto poder e a importância de expor as opiniões na internet.


Os fundadores do Quinto estiveram na ESAMC Sorocaba, na última quinta-feira (9), para a palestra  “O Quinto poder está em suas mãos”. André Bastos e Bruno Alves falaram sobre a importância de expor as opiniões de forma organizada na internet, criando uma grande consciência coletiva, chamada de Quinto Poder.

Além dos três poderes oficiais, o legislativo, executivo e judiciário, a mídia é considerada 4º poder e tem sido grande influência para a decisão da sociedade. Com a popularização da internet e redes sociais, surge o 5º poder, a opinião coletiva do povo. Esse foi o foco do encontro no Connect ESAMC, mostrando aos alunos sobre o futuro da democracia, área que pode (e deve) ser impactada pela tecnologia.

A palestra começou com a citação da frase de António Guterres, secretário-geral da ONU, dita no evento que o Quinto esteve presente, o Websummit 2018. “A participação direta da população na democracia é saudável e necessária”.

Foto publicada por Rafael Moura, no LinkedIn

Entre os alunos e visitantes que participaram, o estudante de publicidade e propaganda Rafael Moura comenta sobre a importância do app, “o Quinto, ainda caminhando – mas com uma ideia super inovadora – abre debates sobre diversos assuntos como cidadania, política e meio ambiente, dando liberdade aos usuários para expor suas opiniões e ainda, conhecer o outro lado da moeda”.

Em busca de novos caminhos e uma sociedade mais participativa, o Quinto encerrou a palestra, dando voz à diversas ideias e perguntas dos estudantes, prontos para mudar o mundo.

O Quinto também esteve presente no Mídia Point, feira que reuniu veículos de comunicação e agências de publicidade.  Além de saber resultados parciais das perguntas do aplicativo, os universitários também puderam sugerir perguntas para serem lançadas no app, com a ação “Qual a sua pergunta para mudar o mundo?”. Se você não conseguiu ir ao evento e quer sugerir uma pergunta, pode fazer isso pelo app ou pelas nossas redes sociais.

Leia mais notícias sobre o Quinto