Usuários do Quinto se dividem ao opinar se preferem assistir ao maior campeonato nacional ou ao maior campeonato europeu: 51% vão de Liga dos Campeões, e 49% preferem o Brasileirão

Com o fim de todos mais de 20 campeonatos estaduais do país, o futebol do Brasil entra em uma nova fase, com o começo da maior competição nacional do país, o Campeonato Brasileiro; a Copa do Brasil, que entra em suas oitavas de finais; e as convocações da Seleção para as disputas da Copa América — evento que antecede as Olimpíadas e a própria Copa do Mundo. Em meio aos debates esportivos, a existência dos campeonatos estaduais é colocada em debate com frequência. Tendo em vista a sobrevivência de clubes de todos os tamanhos, o calendário precisaria reduzir a carga sobre os grandes e estender a atividade dos médios e pequenos. São conversas que se arrastam desde sempre no mundo da bola.

Apenas 24% dos Usuários do Quinto que responderam sim se são a favor do fim dos campeonatos estaduais. Umas das críticas apontadas é o modelo de mata-mata, com jogos de ida e volta com eliminação por vitórias.

O próximo passo da emoção do esporte em 2019 estão com as finais da Copa do Brasil, nos dias 15 de maio, 22 de maio, 29 de maio e 5 de junho. Depois temos o início da Copa América, que será no Brasil entre os dias 14 de junho e 7 de julho. E tem o Brasileirão, que vai acontecer até dezembro deste ano. O modelo de pontos corridos é o que vale para essa competição. O Campeonato Brasileiro de Futebol de 2003 foi a 47ª edição do Campeonato Brasileiro, e o primeiro a ser disputado nessa modalidade — todos os times enfrentam-se entre si, em turno e returno, e a equipe que faz mais pontos sai consagrada como campeão brasileiro. Foram 77% de usuários do Quinto que responderam positivamente a respeito de achar que o Campeonato Brasileiro por pontos corridos já está consolidado no país dessa maneira.

Junto com o Brasileirão, também rola a Liga dos Campeões, a maior competição de clubes europeus organizada pela UEFA. A final será disputada no Estádio Wanda Metropolitano em Madrid, na Espanha, em 1 de junho de 2019. O Quinto perguntou aos seus usuários se eles preferiam assistir à Liga dos Campeões aos campeonatos nacionais, e os resultados saíram quase empatados: 49% responderam que sim, e 51% responderam que não.

O treinador Tite, que comanda atualmente a seleção brasileira de futebol, assistiu ao jogo Grêmio x Santos, um dos primeiros do Brasileirão, ocorrido no fim de abril. E disse que coloca o Brasileirão acima dos campeonatos francês e italiano, como o “terceiro maior em qualidade”. A convocação final para a Copa América será anunciada no dia 17 de maio. O Brasil ainda fará dois amistosos antes da competição. Um deles, provavelmente no Maracanã, deverá ser contra o Catar. O outro ocorrerá no Beira-Rio, em Porto Alegre, e o adversário pode ser Honduras.

 

Leia também: Quem vive e quem morre de emoção nas séries e filmes é o espectador

No Quinto você vota também:

  • Você concorda com a obrigatoriedade de clubes terem futebol feminino?
  • O uso do VAR em jogos de futebol deve ser limitado?
  • Você acha que adolescentes fazem sacrifício pelo sonho de ser jogador de futebol?
  • Você torce para algum time de futebol internacional?
  • O Brasil está carente de um camisa 9 no futebol?

Leia mais sobre o Quinto