Educação sem cortes: 76% dos usuários são contra os cortes no orçamento das universidades federais

A educação no Brasil está passando por uma reformulação por conta do novo estilo do Governo Federal. O Presidente Jair Bolsonaro está promovendo profundas mudanças na política em diversas áreas essenciais do país, com a intenção de alavancar a economia. Porém, as medidas são consideradas polêmicas, como eventuais criações de novos impostos e cortes em todos os ministérios e departamentos. Pelo visto, sem exceções. Quando questionados no app Quinto se estão satisfeitos com o Governo Bolsonaro, 74% responderam que não. No entanto, 47% acreditam que o novo governo fará a economia crescer.

No final de abril as universidades de todo o país foram impactadas pelo bloqueio de bolsas de mestrado e doutorado oferecidas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Apesar das críticas feitas pelo presidente e pelo ministro da educação, a medida atingiu não apenas as ciências humanas, que foram criticadas pelo presidente e pelo ministro da educação, mas cursos de todas as áreas do conhecimento.

Mulher de cabelo curto segurando um cartaz na rua em protesto contra os cortes na educação

Protestante segura cartaz com a mensagem “educação não é gasto, é investimento”

Engajados na educação

Diversas manifestações em protesto às medidas aconteceram simultaneamente no dia 15 de maio em cerca de 200 cidades no país, nos 26 estados e no Distrito Federal. Embora não ter sido feita uma contagem oficial de manifestantes pelas autoridades, a União Nacional dos Estudantes estimou 1,5 milhão de participantes. Nesse sentido os usuários também se mostram engajados no assunto:  66% afirmaram que costumam debater ações de melhoria para a educação.

Ei, antes de ir embora saiba mais sobre o Quinto!

Também quer dar a sua opinião? Então veja algumas perguntas e debates:

 

  • Você acredita na eficiência dos cursos de educação à distância?
  • Você concorda com aulas de educação sexual nas escolas?

 

Leia também: Quinto poder é tema de palestra na ESAMC Sorocaba