Educação sem cortes: 76% dos usuários são contra os cortes no orçamento das universidades federais
A educação no Brasil está passando por uma reformulação por conta do novo estilo do Governo Federal. O Presidente Jair Bolsonaro está promovendo profundas mudanças na política em diversas áreas essenciais do país, com a intenção de alavancar a economia. Porém, as medidas são consideradas polêmicas, como eventuais criações de novos impostos e cortes em todos os ministérios e departamentos. Pelo visto, sem exceções. Quando questionados no app Quinto se estão satisfeitos com o Governo Bolsonaro, 74% responderam que não. No entanto, 47% acreditam que o novo governo fará a economia crescer.
No final de abril as universidades de todo o país foram impactadas pelo bloqueio de bolsas de mestrado e doutorado oferecidas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Apesar das críticas feitas pelo presidente e pelo ministro da educação, a medida atingiu não apenas as ciências humanas, que foram criticadas pelo presidente e pelo ministro da educação, mas cursos de todas as áreas do conhecimento.

Protestante segura cartaz com a mensagem “educação não é gasto, é investimento”
Engajados na educação
Diversas manifestações em protesto às medidas aconteceram simultaneamente no dia 15 de maio em cerca de 200 cidades no país, nos 26 estados e no Distrito Federal. Embora não ter sido feita uma contagem oficial de manifestantes pelas autoridades, a União Nacional dos Estudantes estimou 1,5 milhão de participantes. Nesse sentido os usuários também se mostram engajados no assunto: 66% afirmaram que costumam debater ações de melhoria para a educação.
Ei, antes de ir embora saiba mais sobre o Quinto!
Também quer dar a sua opinião? Então veja algumas perguntas e debates:
- Você acredita na eficiência dos cursos de educação à distância?
- Você concorda com aulas de educação sexual nas escolas?
Leia também: Quinto poder é tema de palestra na ESAMC Sorocaba
Comments by user