Os usuários do Quinto que responderam se são a favor de corte no Capes foram 24% do total, com 76% sendo contra

O Brasil está passando por uma reformulação por força do novo estilo do Governo Federal. O Presidente Jair Bolsonaro está promovendo profundas mudanças na política em diversas áreas essenciais do país, para que a economia volte a andar. Isso exige medidas extremamente polêmicas, como eventuais criações de novos impostos e cortes em todos os ministérios e departamentos. E o de educação não é exceção. Os usuários que responderam a questão no Quinto se estão satisfeitos com o Governo Bolsonaro está com 26% de sim e 74% de não. Mas 47% dos usuários responderam afirmativamente a questão se o novo governo fará a economia crescer.

Os fatos mais recentes envolvendo educação e política no Brasil ocorrem desde o fim de abril e começo de maio. O governo Bolsonaro bloqueou bolsas de mestrado e doutorado oferecidas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A medida surpreendeu as universidades e atingiu não apenas as ciências humanas, criticadas recentemente pelo presidente e pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, mas todos os cursos oferecidos no país. Os usuários do Quinto que responderam se costumam debater ações de melhoria para a educação foram 66% do total, o que mostra que o assunto é importante para a população.

As manifestações contra os cortes na educação anunciados pelo governo Jair Bolsonaro tomaram o dia 15 de maio nas ruas de cerca de 200 cidades no país, nos 26 estados e no Distrito Federal. Não houve contagem oficial de pessoas pelas autoridades. A União Nacional dos Estudantes estimou em 1,5 milhão o número de manifestantes.

 

Leia também: Quinto poder é tema de palestra na ESAMC Sorocaba

 

No Quinto você vota também:

  • Você acredita na eficiência dos cursos de educação à distância?
  • Você concorda com aulas de educação sexual nas escolas?
  • Você é a favor da educação financeira nas escolas?
  • Você acha que o atual governo vai combater a corrupção de fato?
  • Você acha que o novo governo vai conseguir acabar com o desemprego no Brasil?

Leia mais sobre o Quinto