Segundo a OMS, a depressão é a doença mais impactante do mundo, chegando a ser considerada doença do século por alguns especialistas.


Entre os usuários que votaram no Quinto, 49,7% afirmam que têm ou já tiveram depressão, problema que assombra mais de 300 milhões de pessoas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1 em cada 20 pessoas sofre com depressão. Em 16 anos, os episódios de depressão aumentaram cerca de 705%, trazendo a fama de doença do século. Esse aumento está ligado a diversos fatores, muitas vezes, o próprio estresse do dia a dia, como o trabalho, trânsito, ou, até mesmo, em relacionamentos interpessoais, como lidar com sentimentos ou comentários negativos, entre outros pontos.

A depressão pode se manifestar de diversas formas, mas normalmente é caracterizada pela diminuição ou perda de interesse pelas coisas que mais dão prazer, podendo atingir pessoas em qualquer idade. A doença é derivada da falta de equilíbrio bioquímico do cérebro e a diminuição de serotonina – neurotransmissor que traz a sensação de bem-estar.

Veja também: Somos o Quinto poder!

Não há uma receita para acabar com a depressão, ela pode se manifestar em alguns meses ou durar a vida toda. Por isso, sessões de terapia são indicadas para auxiliar no processo de melhora, assim como, em alguns casos, o uso de antidepressivos, como fazem 24% dos usuários que votaram Quinto. Porém, especialistas relatam que uma das maneiras de prevenir a doença é gerenciar o estresse e compartilhar as dificuldades geradas no dia a dia, para manter a mente livre de pensamentos negativos ou preocupações em excesso.

Além disso, há quem opte por uma vida mais natural, como os 83% dos usuários que votaram no Quinto, que acreditam na prática de yoga como terapia para aliviar o estresse, levando o equilíbrio do corpo e da mente, resultando em uma melhora significativa nas dores e doenças corporais. Segundo os professores, a prática possui resultados processuais, assim como outras terapias.

Outras perguntas sobre saúde que você vota no Quinto:

    • Você separa parte do dia para cuidar da sua saúde?
    • Você está feliz com seu corpo?
    • Você é feliz?
    • Você separa parte do dia para cuidar da sua saúde?
  • Você é a favor de terapia para pets?

Leia mais notícias sobre o Quinto