53% dos usuários que votaram no Quinto disseram que praticam uma religião. De acordo com o IBGE, o Brasil possui mais de 40 grupos religiosos.


A religião rende muitos assuntos, já que parte da escolha pessoal do indivíduo, e inclui diversos fatores, como família, criação, respeito a tradições, obrigatoriedade social ou decisão particular. O Brasil é um dos países mais ricos em religiões. Entre usuários do Quinto, 53% dos que votaram na pergunta disseram que praticam uma religião.

De acordo com dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgados em 2017, um censo aponta que o Brasil é a maior nação católica do mundo. Os cristãos são 86,8% do Brasil; católicos são 64,6%; e evangélicos são 22,2%. Há mais de 40 grupos religiosos registrados no País. Todas têm liberdade de culto garantida pela Constituição Federal, sem espaço para a intolerância. De acordo com o IBGE, há seguidores de religião espírita, do candomblé, umbanda, judaísmo, islamismo, hinduísmo, budismo e tradições indígenas, entre muitas outras. Os adeptos do espiritismo são 2,0% da população, enquanto os da umbanda e do candomblé representam 0,3%. Cerca de 107 mil pessoas seguem o judaísmo; 65 mil tradições indígenas; 35 mil o islamismo; e 5 mil o hinduísmo.

Esse caldeirão fervilhante de crenças e credos provoca intensos ruídos e discussões na sociedade, principalmente com as redes sociais. 47% dos usuários que votaram no Quinto afirmaram que debatem sobre religião. Essas características particulares do que se pensa a respeito de religião também está em outra pergunta do Quinto, sobre se o estado é laico ou não – 68% dos usuários que responderam a pergunta acreditam que não. Um estado laico é um princípio político que rejeita a influência da Igreja na esfera pública do Estado, considerando que os assuntos religiosos devem pertencer somente à esfera privada do indivíduo.

Os usuários do Quinto que responderam se fariam ou fazem turismo religioso, foram 55% dos que votaram. Então mais da metade deles ainda interage positivamente com suas próprias culturas religiosas, chegando até mesmo a se deslocar e conhecer outros locais referentes a ela. Sendo um objeto de debate tão comentado, as pessoas estão inseridas nesse rico cenário de mais de 40 religiões diferentes, tendo que viver entre si. E isso é o mais importante, saber conviver com as diferenças.

Leia também: Você conhece a doença do século?

No Quinto você vota também:

  • Você acredita em profecias?
  • Você acredita em Deus?
  • Você acredita em milagres?
  • Você acredita em destino?

Leia mais sobre o Quinto