No Dia Mundial da Água, 34% dos usuários questionados no Quinto disseram não adotar medidas para economizar este recurso natural tão necessário para a sobrevivência do planeta.


No dia 22 de março é lembrado o Dia Mundial da Água. A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas para incentivar a discussão de medidas de economia e conscientização da população quanto ao mais valioso recurso natural. Na mesma data, a ONU lançou um importante documento: a Declaração Universal dos Direitos da Água, com uma série de medidas, sugestões e informações para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes. Sabemos que ⅔ do planeta Terra é formado por água, mas apenas 0,008% disso é composto de água potável, própria para o consumo humano. E com a poluição de rios, mares, mananciais e represas, a situação já é de alerta.

Perguntamos aos usuários do Quinto se eles acham que vai faltar água potável no planeta e 80% dos que votaram responderam acreditar que sim. Apesar de a maioria reconhecer esse risco, a conscientização ainda não atinge a todos. Quando questionados se tomam medidas para ajudar a economizar água e evitar a escassez de abastecimento, 34% disseram não adotar medidas de economia. Dados do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento do Ministério das Cidades mostram que o brasileiro consome, em média, 154 litros de água por dia, acima do recomendado pela ONU, que é de 110 litros diários. Por ano, o consumo médio do brasileiro pode chegar a 56.210 litros de água.

O alerta da ONU sobre o consumo consciente de água é porque a estimativa é de que até 2050, a população mundial terá aumentado em 2 bilhões de pessoas, o que faz aumentar também a demanda por água em 30%. Porém, de acordo com os ambientalistas, a disponibilidade de água potável não será suficiente para o abastecimento. No Quinto, 80% dos usuários votantes também acreditam no fim dos recursos naturais. Entre as macro-medidas sugeridas pela ONU, para evitar que 75% da população tenha dificuldade de acesso à água no futuro, estão a redução do desperdício de alimentos, o incentivo do desenvolvimento e uso de energias renováveis e a limitação do crescimento demográfico. Diante de tal preocupação, neste Dia Mundial da Água, cabe a nós a reflexão consciente sobre o nosso papel nessa luta para evitar a o esgotamento do ecossistema.

Veja também: Somos o Quinto poder!


Outras perguntas sobre meio ambiente que você vota no Quinto:

  • Você adota hábitos para economizar energia?
  • Você é a favor do licenciamento ambiental automático?
  • Você concorda com proibição de barragens de rejeitos?
  • Você acredita na eficiência do Ibama?
  • você se preocupa com a mortandade de abelhas?

Leia mais notícias sobre o Quinto