5 dicas para quem vai aproveitar as festas de fim de ano para viajar

Pesquisa realizada no Quinto mostrou que 65% das pessoas que votaram não fazem manutenção periódica no veículo. Isso pode dar um problemão, ein?


Mais um ano indo embora e as festas de Natal e Reveillon estão chegando. Para muitas pessoas, esta época do ano é a única oportunidade de viajar e espairecer antes de voltar ao trabalho, no início de 2019.

Apenas as festas de réveillon das quatro capitais com maior movimento turístico do país neste período – Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e Florianópolis – movimentaram no último ano mais de R$ 5 bilhões. Outra pesquisa realizada no Quinto mostrou que 33% dos usuários que responderam costumam viajar em feriados prolongados.

Além da movimentação financeira, estradas, aeroportos e rodoviárias ficam cheias. Pensando nisso, conversamos com uma agente de viagens que deu algumas dicas para nada dar errado durante seu descanso. Vamos lá?

Quem somos nós? Descubra agora! 

1)   Programa-se

Segundo a agente de viagens Larissa Faro é necessário deixar todos os horários alinhados para que não haja nenhuma surpresa no caminho. Uma dica é fazer as contas de quanto tempo levará o trajeto, seja até o aeroporto ou destino. Isso evitará que você fique preso no trânsito e busque caminhos alternativos.

2)   Nada de “ir na coragem”

Em baixas temporadas viajar sem destino pode até parecer interessante, mas não pense em chegar em uma cidade turística no feriado de Natal e ano novo sem nada reservado porque, possivelmente, os quartos de hotéis estarão esgotados. “Isso inclui atrações turísticas, passeios e até restaurantes”, diz Larissa.

3)   $$$

Os feriados de fim de ano são um “duplo” desafio para o bolso do turista. Além de ser alta temporada – período de férias – são feriados disputados, então tudo pode ficar mais caro. “Para este ano não dá mais tempo, mas o indicado é fechar uma viagem quatro meses antes”, diz a agente.

4)   Tá chovendo aí?

Para quem vai à praia ou destinos com muitas atividades ao ar livre, é necessário ficar de olho na previsão do tempo. Diversos aplicativos e sites emitem alertas para qualquer mudança na temperatura ou previsões de chuva. Fique de olho! (E leve um guarda-chuvas).

5)   Documentos

Esta dica vale tanto para quem vai viajar de avião, ônibus ou carro: verifique a documentação. Pode parecer uma atitude básica, mas é comum turistas serem barrados em aeroportos e rodoviárias pela falta de identidade. Lembre-se que alguns destinos também pedem carteirinha de vacinação, passaporte e até declaração dos pais, em caso de menores.

Saiba como diminuir o uso do plástico com 5 dicas

Opinião sobre a viagem

Quando questionados, 64% das pessoas que votaram disseram que carregam muita coisa na mala quando viaja. Você é dessas pessoas que levam tudo e mais ou pouco ou apenas o necessário?

E 23% das pessoas que votaram em outra questão disseram que não planejam uma viagem! Estão precisando dar uma lida nas nossas dicas, né?

Baixe o Quinto e comece a votar! 

« »

© 2019 Somos Quinto