O Quinto perguntou e 89% dos usuários responderam que adquirem produtos por meio de e-commerce.


Você é do tipo de pessoa que se planeja para fazer compras ou simplesmente “vai na emoção” e decide na hora? Milhões de consumidores esperam meses por promoções dos mais diversos tipos, como a Black Friday. Esta promoção, conhecida como “festa das compras”, começou nos Estados Unidos como o início da temporada de compras para presentes de natal e acabou virando uma febre no mundo inteiro.

O Quinto mostrou que 89% das pessoas que responderam à pergunta disseram que fazem compras pela internet e 54% dos usuários que votaram afirmaram que usam mais cartão de crédito do que dinheiro na hora das compras.

Você faz compras pela internet? Você usa mais cartão do que dinheiro em cédula? Vote no Quinto!


Então se você faz parte dessa galera que vai aproveitar – não só as promoções da Black Friday – mas tooodas que estão por vir, o Quinto e o Procon vão dar algumas dicas para você. Veja só:

1. Fique de olho ಠ_ಠ
Acompanhe o produto que você deseja comprar mais ou menos um mês antes das promoções anunciadas, anote os preços… Assim será mais fácil identificar as melhores ofertas e descontos! Nada de comprar tudo pela metade do dobro.

2. com.br
Se a compra for feita pela internet, veja se o site é brasileiro e cuidado com lojas “.com”. As compras em sites de outros países são cheias de encargos e outros custos. Além disso, as normas do Código de Defesa do Consumidor não se aplicam neste caso. Melhor não arriscar, né?

3. Natal sem presente, não!
Se você já comprou pela internet, sabe que nem todas as lojas cumprem o prazo de entrega. Então fique atento a isso, principalmente se a compra for o presente de natal de alguém.

4. “Não era bem esse…”
Se arrependeu de uma compra pela internet? Não tem problema. Você tem sete dias para cancelar o pedido. Caso já tenha recebido, pode devolver o produto e ainda receber seu dinheiro de volta.

5. Lista negra
A reputação da empresa que você vai comprar é muito importante.  Pensando nisso, o Procon divulgou duas listas: uma com sites não recomendados para compras on-line e outra sobre empresas que foram alvos de reclamações na última Black Friday. Consulte estas listas e boas compras!

Conheça 5 fatos sobre o câncer de próstata que provavelmente você não sabia!

O aplicativo Quinto conta com diversas questões sobre economia. Baixe e vote!

Responda também no Quinto

Atenção bancos tradicionais: 47% dos usuários questionados pelo Quinto acreditam no fim das agências físicas. Será que isso está nos planos das grandes corporações? E olha só, a insatisfação dos usuários com os impostos é grande: 97% das pessoas que opinaram acreditam que o dinheiro dos impostos NÃO é bem utilizado. Você concorda? 

Acompanhada deste pensamento, uma grande parte dos usuários parece estar descrente em relação ao comportamento dos nossos representantes, já que 55% dos que responderam que não acreditam no fim da corrupção na política… Será que dá para mudar isso?

Leia mais notícias sobre o Quinto